quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

UM BODE VIRTUAL

 


Boanerges Cezário*


A vida de Oficial de Justiça tem muita coisa engraçada pra contar.

Tem causos externos e os internos, que fazem parte do folclore e cotidiano da profissão.

Conheci um Oficial, chamado Zé Bidu, que trabalhou uns 40 anos e se aposentou quando chegou o tempo de trabalho e idade.

Ele era daquela leva que quando entrou no serviço público se trabalhava 35 anos para aposentar, tempo da aposentadoria por tempo de serviço.

Mas eis que depois de algumas reformas da previdência, ele teve que labutar até os sessenta para sair com menores perdas salariais.

O cara era engraçado, tinha umas estorinhas que ele mudava de endereço de dois em dois anos. Quando lhe perguntavam por que acontecia isso, ele dizia “que se sentia prisioneiro igual a um regime fechado e tinha que se mudar para progredir de regime...”

Bom o fato é que, dizem os amigos mais próximos,  ele passou os 40 anos de serviço prometendo matar um bode, fazer uma buchada , mas isso nunca aconteceu....

Certa vez, um amigo e ex-primo (depois digo por que ex-primo), já cansado de promessas, desabafou num grupo de colegas dizendo que:

Se pelo menos soubéssemos onde o Zé Bidu morasse, poderíamos ir todos para lá,  abraçá-lo pessoalmente, tomarmos  umas gelas com o cabra  e curtirmos um samba raiz.   Quem sabe, o tão prometido bode poderia sair com a visita. É sempre assim, geralmente quando faltam 2 ou 3 meses para o aniversário, ele se muda e não atualiza o endereço." 

Acontece que sempre tem alguém para espalhar a notícia, fazendo com que chegue ao personagem principal...

Quando Zé Bidu soube da conversinha de pé de orelha pelas costas, ligou para o amigo espalhador de notícias metade inverdade/metade fatos sem provas, momento em que esclareceu as ideias mal explicadas.

E assim, disse-lhe Zé:

Caro ex-primo, vou atualizar meu endereço, mas veja bem quanta coisa mudou eentenda bem o seguinte:

01 a justiça chegou ao tempo de funcionar sem paredes;

02 o trabalho é virtual;

03 os arquivos estão nas nuvens;

04 a gente só se fala de forma virtual;

05 os mandados são enviados pelas redes sociais;

06 até o o balcão é virtual;

07 a impressão de mandados (quando se usa) pode ser em qualquer lugar;

08 as reuniões de trabalho ocorrem pelo teams ou zoom;

09 nem sei mesmo se moro aqui ou acolá...se é longe ou é perto

São tantas coisas desconcentrando os encontros que o bode nem sei por onde anda mais, sem ideia para que ou qual banda se foi.

Moral da Estória: nunca acredite num churrasco de bode real se a promessa for virtual, nem muito menos se for o contrário...

Enfim , não entendi nada do moral dessa estória, mas precisava encerrar o texto...


Oficial de Justiça*


Nenhum comentário:

Postar um comentário